Aos vinte dias do mês de fevereiro de 1989 nasceu a primeira escola de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino no município de Açailândia denominada, inicialmente de Centro de Ensino de Segundo Grau (CESG) Maria Cafeteira Afonso Pereira, visando atender aos estudantes que a cada ano concluíam o ensino fundamental e não tinham como prosseguir em seus estudos.
Nascida dos anseios da comunidade açailandense, que ao longo dos anos sonhava com uma escola de segundo grau que viesse atender às necessidades do seu povo, o CESG Maria Izabel Cafeteira Afonso Pereira recebeu esse nome por sugestão do senhor prefeito municipal Leonardo Lourenço de Queiroz para homenagear a esposa do governador senhor Epitácio Cafeteira, na época, e em reconhecimento ao seu trabalho pelo município de Açailândia que a partir do ano de mil novecentos e noventa assumiu a responsabilidade com a escola. Nosso centro de ensino de segundo grau foi regulamentado pelo decreto número 11166/89 datado de 31/07/98 - CEE de 16/12/1998. Assumiu a escola como primeira diretora, a professora Francisca Francila Silva de Miranda onde permaneceu nessa função por doze anos.
O ano de 1999 foi de muita luta garra e muitas inovações que vieram alterar o ritmo sempre acelerado que nossa escola sempre trilhou. O CESG Maria Izabel Cafeteira passou a chamar-se Complexo Educacional do Ensino Fundamental e Médio Maria Izabel Rodrigues Cafeteira (CEE). Desde a sua criação até o ano de 1993 funcionou somente no turno noturno. A partir daí até o ano de 1998 funcionou em dois turnos: matutino e vespertino. Em 1999 quando da implantação do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, ela passou a funcionar nos três turnos, atendendo em 2000 uma média de três mil e duzentos alunos distribuídos em 20 salas em cada turno.
Em 2001 mudanças alteraram a rotina da escola. A reforma do ensino médio foi evidente. A procura e a preferência dos alunos por essa escola eram intensas. A diretora Francisca Francila Silva de Miranda precisou se ausentar da escola por motivo de enfermidade do seu esposo e foi, então, apresentado o nome da professora veterana e competente Márcia Maria Gomes de Sousa para assumir a direção da escola, que permaneceu na função até fevereiro de 2005. Em março deste mesmo ano assumiu a direção do CEEFM a pedagoga e competente professora Noemi de Sousa Ferraz. A escola continuou seu ritmo com muita garra e determinação; continuou crescendo em qualidade sempre dispensado aos seus alunos o que há de melhor para a educação de um povo.
Em meados do ano de 1996, o CEEFM Cafeteira passou a ser Centro de Ensino Maria Izabel Rodrigues Cafeteira, nome que permanece até hoje. No período da gestão da professora Noemi (2005 a 2009), O CE - Maria Izabel Cafeteira diante da grande demanda de alunos do Ensino Médio nos assentamentos foi criado dois anexos para atender as necessidades desse alunado. O anexo I - Casa Familiar Rural para atender o ensino médio integrado e o anexo II – para atender aos alunos dos bairros Jardim de Alah, Jardim Glória, vila Sarney Filho, Vila Gastão Vieira e Jardim Brasil.
A partir de 2009 assume a gestão geral da escola a querida e também competente professora Maria Aparecida de Carvalho que permanece até os dias atuais. A escola continua firme, desenvolvendo suas atividades pedagógicas, sociais e cívicas, buscando novas estratégias e aderindo às mudanças que vem se processando, na tentativa de encontrar formas convincentes, para que os alunos aprendam mais.
Neste ano a escola se expande mais um pouco. Foi criado o anexo CFR do km 30 para atender aos filhos de agricultores que moram no Assentamento Nova Conquista com o ensino médio integrado.
O CE - Maria Izabel Rodrigues Cafeteira está localizado à Rua 21 de Abril, 1218, no bairro do Jacu, município de Açailândia/MA. É uma escola de grande porte e possui 19 salas de aula; sala para biblioteca; sala de vídeo; laboratório de informática e de Ciências; salas da direção e coordenação; sala de professores; secretaria; cantina; banheiros masculino, feminino e para alunos especiais; possui amplo pátio interno e externo. Atende a um total de 1.518 alunos neste ano. Conta com um corpo docente composto de 64 professores, distribuídos para o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, atendendo 442 alunos no turno vespertino e para o ensino médio com 1066 alunos de 1ª a 3ª séries nos turnos matutinas e noturnas.
Nossa escola possui também a bandeira, símbolo criado em 1996, de autoria dos alunos, participantes de concurso. Regiane Oliveira e Antônio Rocha, e o Hino da escola, composição de professora Francisca Francila Silva de Miranda e Moaci Fernandes de Sousa.
O CE - Maria Izabel Rodrigues Cafeteira neste ano de 2010 continua firme e determinado. A gestora Maria Aparecida de Carvalho em conjunto com as gestoras auxiliares Maria Eliete Lima Rosa e Valquíria Luzia Brito da Silva vem atuando com muita garra, dedicação e muitos ideais a realizar para engrandecer cada vez mais o nome da escola.
MIRANDA, Francisca Francila da Silva de. Uma História de Luta e Conquistas Período de 1989-2001-CEEFEM- Maria Izabel Rodrigues Cafeteira- Açailândia –MA : Gráfica Júnior, 2004.

Este blog tem a finalidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo alunos da terceira série "A" do turno matutino do C.E Maria Izabel R. Cafeteira. Este blog também foi criado, com o objetivo de oportunizar a todos os outros alunos desta e de outras instituições que apreciam o trabalho com blog de qual natureza e também como tema de um TCC da professora Ãngela Soares em parceria com a professora Natércia para a Conceituada PUC/RIO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que linda história, quantos de nossos pais, irmão já fizeram e continuam fazendo história neste centro.
ResponderExcluirParabens a todos que lutaram por uma educação de qualidade, não medindo esforçossssssssss.
história linda da nossa escola
ResponderExcluirparabens angela pelo trabalho...
parabens açailandia,parabens galera do 3ºA é nois na fita...fikou muito linda essa historia,muito bem contada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHistória bacana, e mas também faço parte dessa história ja estou la desde a 5ª serie
ResponderExcluirHISTORIA MUITO LINDA,fico feliz por participar dessa familia,parabens para nos do terceiro A pelo o belissimo trabalho.
ResponderExcluirHistória muito bonita me orgulho de fazer parte dela
ResponderExcluir