Fundada há apenas 29 anos a maranhense Açailândia é destaque em todo o país pelo seu desenvolvimento econômico. A jovem cidade alcança a maior renda per capita do Maranhão à frente da capital,a secular São Luis.
A sua economia é baseada no ciclo de mineração, transporte de ferro, siderurgia, agropecuária, queima de carvão , monocultura e corte de eucaliptos , que trazem trabalho para o povo, por outro lado ,causam o aumento da poluição, desertificação, urbanização desregular, e infelismente , trabalho escravo e desmatamento de ávores nativas. Açailândia fica mais atraente a cada dia devido aos grandes investimentos, por isso ela se tornou destaque em vários meios de comunicação.
Após experimentar o crescimento do PIB de 108,6% em cinco anos,o município tem dependência acentuada da industria do ferro-gusa que atrai novos investimentos , tornando-se , assim ,a cidade com maior renda per capita do Maranhão. De acordo com os dados do IBGE , Açailândia passou de um PIB R$ 843 milhões em 2003 para R$ 1,8 bilhão em 2007, por outro lado dezenas de municípios maranhenses não tem arrecadação municipal.
Outro setor que tem crescido significativamente é a rede hoteleira , somente nos últimos três anos cinco hotéis foram inaugurados na cidade.
Açailândia faz parte de um leque de 223 cidades com mais de 100 mil habitantes e menos de 500 mil , que tem impulsionado o crescimento econômico de todo o Brasil, e que foram destaque numa edição do mês de setembro da revista Veja na reportagem as 20 metrópoles brasileiras do futuro , onde ela aparece com maior destaque.
Desse modo, as expectativas é que as aciarias, que estão sendo construídas, tenham capacidade para absorver 520 mil toneladas anuais de ferro-gusa em estado líquido , hoje o ferro-gusa é gerado e solidificado para exportação.
Dados estatísticos
Açailândia-Ma
101 000 habitantes
1,8 bilhões de reais de produto interno bruto
18 600 de renda per capita anual
12,6% de crescimento econômico anual
motores da economia, siderurgia industria laticínio
perspectiva a industria devera se torna a principal atividade nos próximos anos
fontes de pesquisas
jornal do Maranhão
revista Veja 23º edição
wikipédia

Este blog tem a finalidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo alunos da terceira série "A" do turno matutino do C.E Maria Izabel R. Cafeteira. Este blog também foi criado, com o objetivo de oportunizar a todos os outros alunos desta e de outras instituições que apreciam o trabalho com blog de qual natureza e também como tema de um TCC da professora Ãngela Soares em parceria com a professora Natércia para a Conceituada PUC/RIO.
é realmente a nossa cidade tem bastante recurso
ResponderExcluirso falta ser colocado em pratica.
blog legal
Açailândia estar passando pelo grande crescimento econômico. Ziran de Oliveira
ResponderExcluiraçailandia é uma cidade muito rica so falta ter representantes que saibam representar da melhor maneira seus bens..
ResponderExcluira cidade só não esta mais desenvolvida por causa que os governantes não sabem guiar a cidade como se deve, onde que cidades com menos anos de existencia sao mais desenvolvidas que acailandia
ResponderExcluirlegal, açailândia e mesmo uma cidade muito rica
ResponderExcluirso falta um bom administrador
texto otimo
ResponderExcluiracailandia tem mt recurso so q os governates nao investem na infa-estrutura da cidade ASS: Waldemilçon
ResponderExcluir